16 de abril de 2016

Egoísmo em Pleno Século XXI

Ninguém é perfeito, e isso é óbvio. Porém, há quemache ser mais perfeito que outros. Pela nossa pequenez, muita gente pensa que a perfeição está no fato de ser bem sucedido(a) na vida pessoal e profissional. Mas não é bem assim. Não é nada assim! rsrs

Para o espiritismo a beleza e riqueza são muito mais difíceis de lidar do que com a feiura e a pobreza.

O que não faltam são exemplos de que fatores externos e materiais não dizem nada em relação ao sucesso ou fracasso na vida. Ninguém é superior a ninguém. Ninguém é melhor que ninguém.

Homem não é melhor que mulher. Branco não é melhor que preto. Rico não é melhor que pobre. O inteligente não é melhor que o ignorante.

Uma coisa é certa: o egoísta é inferior a qualquer ser vivo, em qualquer posição ou situação. E egoístas tem de sobra. A maldade predomina no mundo e com ela o egoísmo. Cada vez mais.

Eu gosto de observar. Esse é um dos motivos pelo qual não gosto de dirigir. Observo na rua, na festa, no restaurante, no banco, no hospital. Tenho pra mim que observar e ouvir nos faz crescer. É um aprendizado.

Vivo em um universo cruel que é a cidade de São Paulo. A SP nervosa, fria (em todos os sentidos), materialista, apressada, e que não tolera... imperfeição!

É uma terra egoísta, e como aqui tem gente do mundo todo e de todas as classes sociais, então serve como bom exemplo.

Não quero e nem vou ficar aqui filosofando muito sobre o egoísmo, mas sem dúvida saber lidar com o ego é uma virtude, assim como ter paciência.  

Estou sempre na rua a pé, de ônibus, de metrô, de trem. Observo a falta de educação que assola o ser humano. E não falo da educação que aprendemos na escola (essa sim realmente falta, e muito). É a educação da vida, das famosas palavras mágicas (bom dia, boa tarde, obrigado, com licença, desculpe...), da educação na hora de uma fila, de ceder o lugar, de ajudar a quem esteja com dificuldade. O forte acude o fraco.

Mas o problema é que nesse exato momento da nossa vida, quando temos acesso a uma infinidade de informações e conhecimento, a ignorância ganha espaço inserida no egoísmo, na lei de Gerson (levar vantagem em tudo, ceRRRto?). A maldade está no egoísmo. As piores coisas estão no egoísmo. Por isso mesmo é uma virtude saber lidar com o ego e saber extrair dele sua parte boa.

Uma de nossas obrigações é saber lidar em sociedade. Pensar no bem comum. É uma coisa óbvia e natural.

Precisa existir arma de fogo? Precisa ser tão difícil ter um bom atendimento público de transporte, educação e saúde (pra dizer o mínimo!)? Será tão difícil equilibrar as contas públicas? Ter uma boa relação internacional?

Sabia que desde que se tem registro da história do mundo, nós seres humanos tivemos pouco menos de 300 anos sem guerras?

Qual o motivo de se querer ter tanto dinheiro e tanto poder? Isso é evolução?

Sempre que posso gosto de lembrar o grande exemplo que tivemos e que poucos se tocaram. Veja o que aconteceu com Steve Jobs. Tinha dinheiro, poder, acesso ao melhor de qualquer coisa em qualquer momento, mas isso tudo o salvou do câncer de pâncreas?

Nessa virada de ano passei 40 dias ‘internado’ em um hospital como acompanhante. Vi e convivi com coisas nada legais, mas que só ajudaram a fortalecer esse conhecimento que tenho adquirido pela vida e pelos estudos. Como sempre digo aqui e não canso de repetir, agradeço até mesmo o fato d'eu poder fazer xixi sozinho, ser independente para poder escovar os dentes sozinho.

E mesmo tendo conhecimento, tenho meus momentos egoístas.

O egoísmo está destruindo o mundo e o mundo todo preocupado com o próximo IPhone.

Não sou nem 1/5000 de um grão de areia nesse mundo, mas faço o que posso para ele ser menos egoísta. Pense aí em como você pode ajudar a diminuir esse egoísmo, e quem sabe 'de grão em grão'...

Hospital São Rafael, Salvador (BA), 15/01/16 





















Nenhum comentário: