8 de dezembro de 2014

Moço Tem Camiseta de Rock Aí?

Houve um tempo em que colocar uma camiseta de uma banda de rock era algo realmente significativo. Uma época em que esse gesto realmente dizia algo, fazia a diferença e colocava você na ala dos “diferentes”.

Estou dizendo do início dos anos 80, mais precisamente entre 1980 e 1985. Ainda nessa época camisetas de rock não eram nada populares, pelo contrário, era coisa de marginal.

Qualquer que fosse a banda ou artista, se alguém gostasse do que visse na camiseta, era nova amizade na certa. Na verdade, nem seria preciso gostar da camiseta, só de ser rock já era motivo para uma conversa, uma troca de ideia. A camiseta já mostrava ao menos 50% de sua personalidade.

Em Brasília lembro de uma vez dois headbangers com camiseta do AC/DC chegarem em mim por causa da camiseta do Clash que eu usava. Eles estavam passando pela quadra onde eu estava, sentado em um bloco, viram a camiseta e vieram me mostrar o Never Mind The Bolocks do Sex Pistols, pois queriam vender o disco. Não comprei, mas os caras sentaram lá e ficamos conversando, outras pessoas chegaram e os dois acabaram se tornando amigos.

Em São Paulo, logo que cheguei à cidade, estava eu caminhando pela Consolação, quando dois office boys me pararam por eu estar usando camiseta do Dead Kennedys e ter cabelo um pouco longo para usar uma camiseta daquelas rsrs. Trocamos uma ideia, disse que tinha acabado de chegar de Brasília e eles, por coincidência, conheciam um pessoal de lá. Tudo amigo. Apesar de radicais, me convidaram para uma festa, e acabamos nos esbarrando em alguns shows depois dessa conversa.

A camiseta de rock falava por você. Em São Paulo, por exemplo, onde havia muita rixa entre gangs, se alguém passasse por punks com uma camiseta do Smiths, por exemplo, estava arriscado a tomar porrada. Se um punk passasse por headbangers com uma camiseta do Ramones, era briga na certa! Uma pessoa que usava uma camiseta do David Bowie certamente era bem diferente de uma pessoa que usasse uma camiseta do Black Sabbath. A conversa seria diferente com cada uma.

Usar uma camiseta rock era coisa “séria”. Por ela falar muito de você, não dava pra usar uma camiseta rock só por ser legal, isso era impensável. Nem era fácil achar boas camisetas de rock fora de SP. Na cidade, além da galeria do rock, também tinha a loja da Punk Rock Discos, do Fábio (Olho Seco) e a Stoned... e teve uma época em que as duas ficavam na Rua Augusta, uma perto da outra.

Nessa época nem era muito comum gostar de rock. Assim como não era comum ser skatista ou surfista. Nessa primeira metade dos 80 o rock estava chegando ao mainstream: U2, REM, Echo and the Bunnymen, Smiths, New Order, eram todas underground, seus discos não eram lançados aqui no Brasil. Eram tempos em que Clash, Talking Heads, Ramones, PIL, Dead Kennedys estavam em plena atividade.

Aí, de repente, as coisas começaram a mudar, e antes do final da década de 80 os sertanejos já estavam usando calças rasgadas e o símbolo tradicional da anarquia passou a ser usado por qualquer um. Durante os anos 90 outras particularidades do movimento punk e do rock alternativo se tornaram moda até que, por fim, algum figurinista ou estilista resolveu colocar camiseta de bandas em modelos famosas e em integrantes de bandas pop. Hoje até o moicano foi banalizado e agora é usado por pagodeiro e jogador de futebol.

Cada um é livre pra fazer o que quiser, quem sou eu pra dizer algo, porém acho deveras ridículo ver menininhas e garotões usando camiseta do Ramones ou Motorhead a troco de nada. Banalizando uma coisa tão legal. Eu que ando em transporte público vejo gente que está anos luz distante do universo rock usando camiseta de Ramones, AC/DC, Iron Maiden e Black Sabbath. Triste.

Vestir esses astros da música pop com esse tipo de camiseta é bom e ruim ao mesmo tempo. Ruim por ser moda, mas bom porque ao menos, as fãs de 10 a 13 anos, de alguma forma, têm contato com rock.

O que reparo hoje é que certas camisetas ainda falam muito. Apesar de terem banalizado o logotipo do Ramones, há outras que nem todos usam e aí dá pra separar o joio do trigo. Até porque dá pra distinguir bem quem realmente gosta de rock e usa uma camiseta de banda por amor e quem usa banalizando-a. Só não vou citar as bandas que não são comuns, porque vai saber, né? Deixa assim. Ver camisetas do Ramones, Motorhead, AC/DC e Black Sabbath banalizadas já é triste demais...

Nenhum comentário: