28 de outubro de 2013

Em novembro...

Novembro começa com uma coincidência: foi o mês em que Carlos Imperial nasceu e morreu. Grande incentivador do rock no Brasil, nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, terra de Roberto Carlos, Sérgio Sampaio, e tantos outros artistas que de lá saíram.

Imperial foi produtor, diretor, compositor, político e ator. Atuou no teatro, no cinema. Ainda no final da década de 1950 apresentou programas de TV Clube do Rock, Festa de Brotos e Os Brotos Comandam. Lançou Roberto Carlos, Eduardo Araújo e Renato e Seus Blue Caps. Entre seus sucessos como compositor estão “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo”, “Goiabão” e “A Praça”. Em 1984 Imperial foi o vereador mais votado do Rio de Janeiro. Apesar desse extenso currículo, não era de muitos amigos.

É um mês cheio de bons e maus momentos. O Raimundos teve momentos bastante diferentes em novembro. A banda lançou Lavô Tá Novo que é um clássico, lançou o Cesta Básica. Mas foi o mês que aconteceu o fatídico show de Santos, onde morreram 8 pessoas, triste, muito triste. Também foi o mês que Canisso anunciou sua saída, por falta de compromissos profissionais da banda.

O Titãs passou por maus bocados porque foi em novembro que Tony Bellotto e Arnaldo Antunes foram presos por porte de heroína. Sem precedentes na história do rock brasileiro os dois sofreram com a imprensa, até porque Titãs ainda não era a banda que é hoje, nem tinha lançado o Cabeça Dinossauro. Esse episódio inspirou a música “Polícia”. Vários artistas fizeram protestos e homenagens aos dois, principalmente Arnaldo que ficou mais tempo preso. Lobão e Cazuza cantavam “Mal Nenhum” dedicando a música a eles.

Anos mais tarde outro Titãs, Paulo Micklos, foi preso por porte de cocaína. Como a quantidade era irrisória, acabou não acontecendo nada.

Na mesma cidade onde Legião Urbana fez seu primeiro show da carreira, em Patos de Minas (MG), o Capital Inicial passou por uma tragédia que foi o acidente do Dinho, quando caiu do palco de costas e se quebrou inteiro de forma séria, correndo o risco de perder a vida. A recuperação foi lenta, sofrida (teve infecção hospitalar), mas Dinho conseguiu sair inteiro disso tudo.

Essa sorte não teve Marcelo Yuka, então baterista d’O Rappa, que foi surpreendido em um assalto, e levou tiros que tiraram os movimentos de suas pernas. Impossibilitado de voltar a tocar bateria, dois anos depois deixou banda.

Em plenos anos 1990 o Planet Hemp sofreu censura. Por um tempo sentimos todos a volta da ditadura. Depois de um show da banda em Brasília, todos os integrantes foram presos acusados de fazer apologia às drogas. Isso foi uma ação ridícula que mobilizou praticamente toda a comunidade artística, intelectual, jornalística e todos os jovens. A pressão diante da detenção foi grande, apesar disso a banda ficou 4 dias na prisão. Esse fato ajudou a esvaziar a agenda de shows da banda, que chegou a viajar com um advogado por precaução.

27 anos antes da prisão do Planet Hemp, em 1970, um delegado de Nova Friburgo (RJ) invadiu o sítio da Comunidade Quiabo´s, onde moravam 12 hippies e transitavam tantos outros, e prendeu todas as pessoas que lá estavam. O fato aconteceu durante as filmagens do filme Geração Bendita – É Isso aí Bicho, considerado o primeiro filme hippie brasileiro, dirigido por Carlos Bini. Nessa comunidade moravam os integrantes da banda Spectrum, que fez a trilha do filme e lançou seu único disco em 1971, que hoje uma cópia original chega a valer U$ 2.500,00.

Em 1984 a New Wave fez sua vítima. Durante um show em Caxias (RJ), o gel que estava no cabelo de Lulu Santos caiu no olho direito dele deixando-o inflamado. O show teve que ser interrompido para Lulu ir ao hospital. Ele foi obrigado a ficar de repouso durante alguns dias. Acredito que isso possa ter sido algo combinado entre ele e Michael Jackson que também teve problemas com seu gel de cabelo que acabou pegando fogo durante uma filmagem de um comercial de tv hahaha.

Novembro era pra ficar marcado também pela realização de três festivais brasileiros, mas só dois aconteceram. Em 1969 a ditadura militar proibiu a realização do famoso Ibirastock, festival que aconteceria no Parque do Ibirapuera, em SP, mas que em cima da hora proibiram a realização. Iriam tocar Os Mutantes, Tim Maia, Beat Boys, Beatnicks, entre outros. Porém no início dos anos 1970 aconteceu, em Nova Jerusalém (PE), a 1ª Feira Experimental de Música do Nordeste. Conhecido como o “Woodstock cabra da peste”, o festival foi coordenado pelo desenhista e músico Laílson de Holanda Cavalcanti. Foi nesse festival que a banda Tamarineira Village (ainda sem esse nome) estreou. Essa foi a primeira grande banda de rock psicodélico do Recife, que misturava ritmos locais, psicodelismo e rock progressivo.

Já no início dos 80 rolou o histórico festival O Começo do Fim do Mundo, no SESC Pompéia. Tocaram todas as bandas punks e hardcore da grande SP, as que já existiam e as que existiram apenas para o festival hahaha. 

Ele ficou registrado em uma coletânea também histórica e maravilhosa! Esse festival foi de grande importância para o punk rock brasileiro, não só o paulistano. Tenho amigos que ficaram presos no telhado do SESC, de onde assistiam aos shows, pois a escada de dava acesso até lá, foi retirada com a chegada da polícia.

Mesmo que seja em um pequeno parágrafo, é importante deixar registrado que o Replicantes lançou o primeiro home video de uma banda brasileira. Esse home video, em VHS, trazia imagens de shows, ensaios e viagens da banda.

Abri o texto falando de coincidência e fecharei da mesma forma. Três bandas cariocas fizeram suas estreias ao vivo em novembro: Barão Vermelho, Kid Abelha e Paralamas. Kid Abelha e Paralamas não só no mesmo mês, mas também no mesmo ano.

Nesse segmento rock/pop foram mais de 30 lançamentos neste mês. Destaco os seguintes:
Cássia Eller (1990), Som Nosso (Som Nosso de Cada Dia), Refestança (Gilberto Gil e Rita Lee), Atrás dos Olhos (Capital Inicial), Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (Titãs), Exagerado (Cazuza), Caia na Estrada e Perigas Ver (Novos Baianos), Patife Band (Baratos Afins, 1985), Herva Doce (2º), Nadando com os Tubarões (Charlie Brown Jr.), Bing Bang (Paralamas), O Dia em que a Terra Parou (Raul Seixas), Saqueando a Cidade (Joelho de Porco), O Descobrimento do Brasil (Legião Urbana),

São quase 20 aniversarios em novembro, entre eles:
Philippe Seabra (Plebe Rude), Serguei + Antônio Marcos + Edu K no mesmo dia, Maurício Defendi (ex-Ultraje à Rigor), Zé Rodrix, Júlio Barroso (Gang 90 & Absurdettes), João Ricardo (Secos e Molhados), Sônia Delfino e Carlos Imperial.

Mortes: O produtor iugoslavo Mitar Subotic (Suba), Carlos Imperial, Paulo César Padovan (baixo na banda de apoio de Supla de 1989 chamada Os Exibidos), Marcos Vinicius Rodrigues Souza, o Pena, baterista que tocou nas bandas Sangue da Cidade, Herva Doce e Hanoi Hanoi.




Nenhum comentário: