28 de junho de 2013

Em julho...

São tantos lançamentos legais a cada mês, tantos clássicos. Se fosse falar só de lançamento precisaria de ao menos três postagens.

O lançamento mais antigo desse mês é um clássico da jovem guarda: É Proibido Fumar, de Roberto Carlos, lançado em 1964. Desse disco gosto de “Um Leão Está Solto nas Ruas”, além das clássicas.

Dos anos 70 tem lançamentos do Raul Seixas, por exemplo, Gita que tem maravilhas como “Medo da Chuva” e “Sociedade Alternativa”. Nos 80 é uma lista pesada, no bom sentido. Tem Ritmo do Momento de Lulu Santos, Nós Vamos Invadir sua Praia do Ultraje, o Dois da Legião, Rádio Pirata do RPM. 

Quero destacar o Rosas & Tigres, o segundo da Gang 90, mas já sem Júlio Barroso. Apesar disso é um disco que tem a cara dele, porque já o estava compondo quando morreu. Nove das onze faixas tem sua assinatura. Discaço que passou batido.

Aí nos anos 90 também tem coisa boa como Com Você… Meu Mundo Ficaria Melhor. A dupla Cássia Eller e Nando Reis acertou a mão. Cássia abriu um novo horizonte com esse disco, pena que ela se foi. Tinha muito ainda por vir. Skank lançou o disco que consagrou a banda, o Samba Poconé. “É Uma Partida de Futebol”, “Garota Nacional”, “Tão Seu”. Explodiu. Gosto também de “Os Exilados”, “Los Pretos” e “Poconé”. Os quatro são feras. Teve outro grande lançamento da banda, que inclusive é o disco que mais gosto, o Cosmotron. Produzido pelo cumpádi Tom Capone. “Supernova”, “Nômade”, “Sambatron”... Ninguém fala, mas o Skank tem algumas letras bem fortes, engajadas e muito legais. Porém não são músicas que foram trabalhadas, não tocaram em rádio ou tiveram videoclipe. O Skank sabe (e bem) fazer rock.

Separei parágrafo para outro lançamento porque nunca entendi o motivo pelo qual Paulo Ricardo tenha abandonado sua carreira de cantor romântico de AM, a qual se dedicou principalmente na segunda metade dos anos 90. Estava indo bem, vendendo bem, como o disco O Amor me Escolheu, que vendeu 500 mil cópias. Tinha achado seu caminho e, de repente, desistiu...

Em 1967 aconteceu uma passeata deveras ridícula. A marcha contra as guitarras elétricas. O pior é que tinha um monte de gente importante: Elis Regina, Jair Rodrigues, Edu Lobo, Geraldo Vandré, MPB-4, Chico Buarque, Gilberto Gil.

Tem duas estreias ao vivo. A primeira dos anos 60, é da banda Six Sided Rockers, que dela saíram Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias que formaram Os Mutantes. Essa estreia aconteceu no auditório do jornal Folha de SP.

O Planet Hemp estreou ao vivo em julho de 1993 em um bar chamado Garage e na plateia tinham sete pessoas incluindo os integrantes da banda que tocou primeiro. Estava todo mundo de ressaca braba porque todos encheram a cara na noite anterior para comemorar que iam estrear ao vivo rsrs.

Dia 13 de julho é dia mundial do rock. Toca Caetano!!!!!

Cazuza disse adeus ao Barão Vermelho e fez o último show com a banda, que aconteceu em São Paulo. Pouco depois as rádios começaram a tocar “Eu Queria Ter Uma Bomba”, e a música que deveria ser a primeira do próximo disco do Barão, que já estava composto, acabou se tornando a primeira música da carreira solo de Cazuza. Mas isso foi um erro das rádios e da imprensa. Apesar do fato ter sido esclarecido, até hoje muita gente acredita que a música é Cazuza. A separação, para os dois lados, foi difícil. Foi como começar uma nova carreira. Demorou, mas aconteceu.

Antes de terminar destaco dois lançamentos obscuros que gosto muito e que são bastante significativos para o rock brasileiro. A cultuada banda de Recife, Ave Sangria, lançou seu 1º disco em 1974. Ele vendeu entre 15 e 20 mil cópias puxado pelo sucesso de “Seu Waldir” que tocou muito nas rádios antes de ser censurada, sob acusação de fazer apologia ao homossexualismo.

O Agentss, melhor banda de tecnopop brasileira, lançou seu cultuado compacto com as músicas “Angra” e “Agentss”. Infelizmente tudo acabou antes de gravar disco. Uma pena. Merecia.

Em relação aos nascimentos e mortes, o grande destaque são as mortes de Cazuza e Ezequiel Neves. Cazuza faleceu em 7 de julho de 1990 e seu mentor e amigo morreu em 7 de julho de 2010. Exatos 20 anos depois. Eu não acredito nesse tipo de coincidência, ainda mais se tratando desses dois.  

Três ex-Novos Baianos fazem aniversário: Moraes Moreira, Baby do Brasil e Paulinho Boca de Cantor. O mais antigo aniversariante do mês (da minha lista) é Albert Pavão, nome da primeira geração do rock brasileiro, que fez grande sucesso com “Vigésimo Andar” (versão de “Twenty Flyght Rock, de Eddie Cochan). Albert também lançou um importante livro, e hoje raro, chamado Rock Brasileiro 1955-65.


Nenhum comentário: