29 de abril de 2013

Em maio...


Em maio basta dizer que é o mês em que faço aniversário. Só esse fato bastaria para o texto terminar aqui, mas sou humilde e darei espaço para outros nomes hahaha.

Junto comigo, por baixo, há outros 20 nomes que fazem aniversário este mês. Tem aniversários conjuntos como é o caso de André Jung (Ira!), Clemente (Inocentes e Plebe Rude) e Spaghetti (ex-RDP). Gostava do RDP com o Spaghetti, sempre estava nas baladas caladão e ao lado do Gordo. Gente boa. Clemente é picareta hahaha só toca na Plebe porque paga 67 mil reais por mês pra isso hahaha. Ele é daqueles que sempre irão ter o meu respeitoAdoro tudo que o Inocentes fez na primeira fase independente. Da Warner Pânico SP e Adeus Carne são obras primas (preparo algo do Adeus para breve). Tem o dois dias do mês em que quatro feras das cordas comemoram mais experiência rsrs: Primeiro Lulu Santos e Herbert Vianna, depois Frejat e Armandinho.

Da mesma banda completam anos André Jung e Gaspa (Ira!), Marcelo Lobato e Falcão (O Rappa).Tem os aniversariantes que ninguém vai lembrar: Jaques Morelenbaum (ex-A Barca do Sol. É dele o famoso cello em “Até Quando Esperar” da Plebe Rude), Fausto Fawcett, Augusto Licks (Engenheiros), George Israel (Kid Abelha), Wanderley Cardoso, Negrete (ex-Legião Urbana), Celso Alvim (PLAP).

Completaria 85 anos o compositor e versionista Fred Jorge, responsável pelas versões de  “Diana” (Carlos Gonzaga), “Pobre de Mim” (Tony Campelo), “Banho de Lua” e “Estúpido Cupido” (Celly Campelo).

Tivemos duas grandes perdas: Wander Taffo (ex um monte de coisas: Joelho de Porco, Rádio Taxi, Made in Brazil, Gang 90, Secos e Molhados, Rita Lee) e Zé Rodrix, . Morreram também em maio, e vale lembrar, dois outros grandes músicos, Bebeco Garcia (ex gui-Garotos da Rua) e Sérgio Santana (ex-bx Patrulha do Espaço). Wander Taffo também foi difícil acreditar por ninguém imaginar essa possibilidade naquele momento. Em poucos dias completaria seus 55 anos de vida. Agora está no IG&T do céu junto com Hendrix e outros feras.

Agora, falar o quê de Zé Rodrix? Sou fá de carteirinha de toda sua obra, inclusive na publicidade. Ajudou a música brasileira a evoluir e trouxe niovações no mercado de jingles e trilhas. Sempre o encontrava pelas ruas da Pompéia fazendo sua caminhada diária (com um shortinho que só ele mesmo poderia usar rsrs).

Há boas datas relacionadas com o rock progressivo / psicodélico brasileiro, mas quero começar pela jovem guarda. Antes até, volto para maio de 1956, quando Caubi Peixoto lançou “Rock’n’Roll em Copacabana”, o 1º rock brasileiro cantado em português. E vou te dizer que a música é muito boa. Por que Caubi? Na época não havia no Brasil ídolos do rock, por isso, foi escolhido um dos maiores nomes da música naquela época. Caubi era o “Elvis brasileiro”. A música é de Miguel Gustavo, o mesmo que compôs “Pra Frente Brasil” (hino da Copa de 1970). Wanderléia e Erasmo Carlos lançaram seus primeiros discos também em maio, a musa da jovem guarda dois anos antes que Erasmo.

Ainda em meio a jovem guarda, a banda O’Seis assinou contrato com a gravadora Continental, e lançou compacto em junho. Na formação tinha Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias, que depois formaram Os Mutantes.

Logo em 1º de maio de 1970 o Módulo 1000 fez dois grandes shows no Clube Siri, no RJ. Bandaça que lançou apenas um disco em 1971, o maravilhoso Não Fale Com Paredes, que hoje é disputado à tapa por colecionadores do mundo inteiro. Outro grande nome do progressivo brasileiro, a gaúcha Bixo da Seda, lançou disco.

Aconteceu, em 1976, o festival de Saquarema (RJ), que foi uma bagunça, mas que deixou sua marca na história do rock brasileiro. Nele tocaram, entre outros, Rita Lee & Tutti Frutti, Raul Seixas, Made in Brazil e Ronaldo Resedá. Também foi uma bagunça esse negócio de quem ia tocar, quem de fato tocou e quem desistiu de tocar. Ditadura, rock e desorganização. Dá pra imaginar a zona, não?

Outro bom evento do progressivo/psicodélico que aconteceu em maio, foi o Banana Progressiva, em SP, com quatro datas lotadas e participação de Vímana, Veludo, A Bolha e A Barca do Sol. Dessa apresentação o Veludo lançou disco ao vivo nos anos 1990, depois que um dos integrantes da banda achou uma fita cassete em 1985 com a gravação desse show no BP. Foi lançado no mesmo dia do show.

Tem dois acontecimentos marcantes na carreira de Raul Seixas, os dois nos anos 1980. Raul foi preso durante um show em Caieiras (SP) acusado de falsa identidade. Como estava doidão no show, todo mundo achou que se tratava de um sósia de Raul Seixas, e o próprio foi preso e ainda apanhou do delegado! Ele só foi liberado na manhã seguinte. Esse fato foi documentado no curta Tanta Estrela Por Aí, em que Rita Lee faz o papel de Raul Seixas (postei o curta no final do texto). Três anos depois, Raul lançou o disco Let Me Sing My Rock’n’Roll, o primeiro no Brasil a ser lançado por um fã clube.

Algumas bandas lançaram seus primeiros discos: Kid Abelha, Ira!, RPM, Capital Inicial, Cabine C, Vértigo (Dinho Ouro Preto) e Edu K. Além do 1º disco, Capital inicial também lançou o 1º e único compacto da carreira, também e maio, mas um ano antes do disco cheio. Também teve outros clássicos lançados: Psicoacústica (Ira!), Corredor Polonês (Patife Band), Bora Bora (Paralamas), Afrociberdelia (CSNZ) e Só no Forévis (Raimundos).

Também houve alguns fatos que aconteceram pela primeira vez: Raimundos tocou em SP abrindo para o Titãs, o Barão Vermelho gravou o 1º disco e Edgar Scandurra seu primeiro solo. Replicantes fez seu 1º show, Lobão foi preso pela 1ª vez por porte de drogas e Augusto Licks gravou seu 1º disco com o Engenheiros do Hawaii (A Revolta dos Dândis). Foi o mês em que Ultraje à Rigor começou a usar o nome Ultraje à Rigor.

Teve algumas tragédias, pequenas ou grandes: Toni Belotto e Arnaldo Antunes, do Titãs, foram condenados por porte de heroína e as sentenças foram cumpridas em liberdade. O show gratuito que o Sepultura fez na Praça Charles Miller, em SP, acabou com um morto, 6 feridos e 18 presos. Um mês antes desse ocorrido, no 1º show do Ramones no Dama Xoc, houve um morto a facada. Durante alguns meses shows de rock em SP ficaram barra pesada. Durante show pela paz realizado no Jockey Club de Curitiba (PR) com as bandas Charlie Brown Jr., Raimundos, Natiruts e Tihuana, três adolescentes morreram pisoteados pela multidão que forçou os portões de entrada do local.

Outros dois fatos que considero tragédia foram a saída do baixista Dé do Barão Vermelho, e o lançamento do disco Amanhã é Tarde, de Fellini, em 2003, que é ruim de doer! Uma pena.




Nenhum comentário: