9 de setembro de 2012

Pedestres e Carros (Um Manual Para os Motoristas Ególatras)


Em uma média aproximada, as dimensões de um carro devem ser 4m de comprimento e 1m70 de largura. Ou seja, se pensarmos em 10 carros com apenas uma pessoa dentro (coisa absolutamente comum), 40 metros de rua são ocupados para acomodar apenas 10 pessoas... e elas ainda têm a ousadia de brigar e reclamar por espaço... parece piada...



1 – Motorista, nunca chame o pedestre de folgado, porque o folgado é você. Sempre.

2 – Motorista, nunca esqueça que, independente de qualquer coisa, você sempre estará em vantagem comparado a um pedestre. Acredite, mas mesmo sem pisar no acelerador seu automóvel andará mais rápido que uma pessoa a pé. Motorista que reclama de tempo e espaço é como um rico de barriga cheia reclamando da vida.

(Aproveito para registrar aqui comentário que meu saudoso pai fazia quando ouvia uma buzina apressada: “por que está com pressa se já está de carro?!?”)

3 – Muitas vezes o carro está a 100 metros de distância de alguém que já atravessa a rua, mas como a velocidade é maior, o carro chega perto mesmo antes de a pessoa terminar de atravessar. Motorista, não obrigue ninguém a correr no meio da rua, diminua, não dói nada. A pessoa já estava atravessando quando você chegou até o local da pista onde ela estava, então respeite, já que chegou depois. É um tanto ridículo uma pessoa ter que correr para não ser atropelada.

(Andando a pé um quarteirão de ponta a ponta leva-se uma média de um minuto e meio. Em quando tempo um carro faz esse trajeto estando ele a 40, 50 por hora? 3 segundos?)

4 – Motorista, assim como é chato para você parar em um semáforo vermelho, também é chato para os pedestres terem que parar a cada esquina, a cada semáforo. Por isso, respeite a faixa, respeite o semáforo e, na ausência dos dois, quando possível, seja gentil. Se para você, motorista egoísta, parar atrasa a vida, imagine então pra quem está a pé!!! 

5 – Motorista, quero também lembrar-lhe que pisca pisca não é item opcional. Uma vez na rua de carro, é preciso respeitar a leis e também dizer a todos o que você irá fazer: virar, parar, sair, dar ré, estacionar. O pisca pisca ajuda, e muito, ao pedestre saber para onde o carro vai. Assim, ele não correrá o risco de ser atropelado. Quantas vezes, você motorista, não xingou pedestre que atravessava em cima da faixa e, na verdade, você é que deixou de avisar que iria virar.  Motorista, além de egoísta você também quer ser barbeiro?

6 – Motorista, uma vez na rua, você deve pensar de forma coletiva, ter uma visão de 360º. Não fume, não fale ao telefone, não coma, não olhe para trás (só pelos retrovisores). Depois que atropelar alguém, não vá dizer que a pessoa apareceu de repente, do nada. Tente, dentro de seu ego-universo chamado automóvel, pensar nos outros e se concentrar no que faz. A linha entre a vida e a morte é tênue, e uma distração boba pode envolver crianças, idosos e mulheres grávidas em acidentes fatais.

7 – Resumo do item 6: quando estiver na rua dirigindo, seja menos egoísta, se isso for possível.

8 – Motorista, certamente atravessar pela faixa / passarela é bem mais seguro, mas não totalmente. Todo e qualquer pedestre, mesmo que analfabeto ou ignorante, tem como primeira opção atravessar na faixa / passarela, pois assim nos sentimos mais seguros. Porém há muitos casos em que sair do ponto onde está para andar até a faixa / passarela, significa perder até 10 minutos. Pode acreditar! Enquanto que atravessar fora da faixa / passarela por entre os carros se leva 30 segundos. Não é certo, claro, mas custa ajudar já que o perigo para ele aumenta?
Motorista, pense comigo, dentro dessa situação, só que com seu carrão e num trânsito animal, qual seria sua opção: pegar o caminho que vai levar 10 minutos ou o atalho imediato de 30 segundos?

9 – Motorista, deixe de ser folgado ao cubo e pare de reclamar do pedestre.

10 – Andar a pé nem sempre é opção. Muitas pessoas andam por longos percursos, é chato, cansativo, com ladeiras, buracos, obras, calçadas irregulares, cocô de cachorro, suor, enfim, como tudo na vida, tem o lado bom e o ruim. Esses exemplos fazem parte do lado ruim de andar a pé, que é pra mostrar a você motorista, o quanto você reclama de barriga cheia dentro do conforto de seu carro (com ou sem ar condicionado). Imagine longas caminhadas embaixo de muito sol e longas caminhadas embaixo de chuva torrencial. Legal, né?

11 – Motorista, como já citado aqui, respeitar mulheres, mulheres grávidas, crianças, idosos, é o mínimo. Respeite a faixa de pedestre, tendo ou não semáforo. Mas acima de qualquer coisa, respeite o ser humano, que é seu igual!

12 – Motorista, quando for sair da garagem, da rua onde está estacionado; quando for dar ré, ou fizer alguma manobra diferente, não pense só em ver se há polícia ou outro carro por perto, veja também se não há pedestres. Dê sinal, pisca pisca, alerta, aguarde o momento ideal. Lembre-se: visão de 360º. Muitas crianças morrem em situações idiotas assim.

13 – Motorista, lembre-se que a tendência mundial não é o pedestre ter um carro, mas sim o motorista virar pedestre. É o caminho natural.

14 – Motorista, se tiver coragem faça um exercício: deixe o carro parado em casa por uma semana e ande de ônibus e a pé. Sinta na pele e entenda na pele o que aqui escrevo.

15 – Andar a pé é o meio de locomoção mais antigo do mundo. Então, motorista: RESPEITE OS MAIS VELHOS!!!

16  Motorista, respeite as pessoas com dificuldade de locomoção. Nem sempre o tempo do farol fechado é o tempo necessário para algumas pessoas atravessarem a rua, portanto, se houver algum retardatário atravessando, respeite, espere, tenha paciência!!!!!

17  Motorista, lembre-se de que você também é pedestre!!!





ATENÇÃO - O vídeo tem cenas fortes (e a trilha é horrorosa! - assista no mute)

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