28 de setembro de 2011

Cólera / Redson

Tá meio ridículo esse negócio de comentar a morte de Redson. Não tenho e não acesso o Twitter, mas o que tenho visto no Facebook é lamentável. Gente que sequer sabia da existência de Cólera, deixando homenagens. Essas pessoas são nojentas ao usar a morte de uma pessoa só para aparecer.

Lixomania e Cólera são duas bandas que tem 100% de influencia na minha vida. São duas bandas bastante adoradas nos velhos tempos em Brasília, pela Turma toda. As coletâneas Grito Suburbano, SUB e O Começo do Fim do Mundo, além de discos como Tente Mudar o Amanhã, Pela Paz em Todo Mundo são trabalhos magnânimos.

Conheci Redson nos bastidores do velho programa da TV Cultura chamado Boca Livre, que passava em 1987. Isso aconteceu logo depois de eu ter chegado em SP. Ele era amigo de praticamente todos os músicos de Brasília dos anos 1980 (digo Plebe, Capital, Legião e Escola). Renato Russo, outro grande músico que adorava Cólera e Redson, dedicou no show de lançamento do 1º disco em SP, a música “O Senhor da Guerra” ao Redson.

Grande pessoa, grande músico e grande compositor, Redson chegou a ser banalizado por muita gente – inclusive pessoas que se diziam amigas – por causa de alguns temas que abordava nas músicas do Cólera. Hoje esses “amigos” estão aí fazendo homenagens.

A admiração fica pra sempre, e não é por conta de sua morte que vou escutar seus discos. Escuto Cólera independente de qualquer coisa, assim como escuto Violência e Sobrevivência, Miséria e Fome, Botas, Fuzis e Capacetes ou Descanse em Paz.

O punk rock brasileiro perdeu um de seus principais nomes. Mas artistas significativos não morrem, pois a obra fica.

Como humilde homenagem a um dos meus ídolos, deixo aqui algumas datas das minhas efemérides, que falam de Cólera direta ou indiretamente.

Pela Paz Em Todo Mundo!


EFEMÉRIDES
- Em junho de 1986 o Cólera lançou o disco Pela Paz em Todo o Mundo. Os destaques são “Medo”, “Vivo na Cidade” e “Não Fome” e a faixa título.

- Em 1º de março de 1987 o Cólera iniciou sua turnê européia. Foram cinco meses e 56 shows. A banda tocou na Espanha, França, Alemanha, Noruega, Holanda, Suíça, Áustria, entre outros. O último show dessa turnê rolou em 23 de julho. Foi a primeira banda brasileira a fazer uma excursão pela Europa.

- Em 14 de fevereiro de 1989 o Cólera lançou o disco European Tour 87, registro da turnê européia que a banda fez em 1987. Os destaques são “Medo”, “São Paulo” e Palpebrite”.

- Em 26 de outubro de 1979 surgiu a banda paulistana de punk rock Cólera. Considerada uma das primeiras bandas punks do Brasil, o Cólera participou da primeira coletânea de punk rock Grito Suburbano, ao lado de Olho Seco e Inocentes. Em 1984 lançou o primeiro disco Tente Mudar o Amanhã e foi a primeira banda de rock no Brasil a fazer uma turnê européia, em 1987. Entre seus sucessos estão “Violar Suas Leis”, “Subúrbio Geral”, “Medo”, “Palpebrite” e “Pela Paz”. A formação inicial era Redson (baixo e vocal), Pierre (bateria) e Helinho (guitarra. A formação clássica era Redson (guitarra e vocal), Pierre (bateria) e Val (baixo).

- Em 27 e 28 de novembro de 1982 rolou, no SESC Pompéia, o primeiro festival punk de São Paulo chamado O Começo do Fim do Mundo. Dele participaram 20 bandas, entre elas Inocentes, Ratos de Porão, Olho Seco, Cólera, Lixomania e Psykose.

- Em 26 de março de 1983 rolou no Circo Voador o 1º Festival Punk do Rio de Janeiro. Participaram as bandas Inocentes (SP), Cólera (SP), Psykose (SP), Ratos de Porão (SP), Coquetel Molotov (RJ), Eutanásia (RJ), Descarga Suburbana (RJ). Participou, abrindo o festival, o Paralamas do Sucesso.

- Em 19 de outubro de 1985 rolou o show de lançamento da coletânea Ataque Sonoro, no Circo Voador (RJ). Entre as bandas que se apresentaram estavam Ratos de Porão, Cólera, Lobotomia, Virus 27, Garotos Podres e Grinder’s.

- Em 03 de novembro de 2002 teve início o festival punk O Fim do Mundo, com sete dias de duração e com 62 bandas de São Paulo e outros estados. Ele aconteceu na Casa de Cultura Tendal da Lapa e teve a partipação de Lixomania, Cólera, Ulster, Fogo Cruzado, Holly Tree, Euthanasia (RJ) e Pacto Social (RJ). Essa é a terceira edição da trilogia iniciada em 1982 com o festival O Começo do Fim do Mundo e com a 2ª edição A Um Passo do Fim do Mundo, em 2001.

- Em agosto de 1981 aconteceu, em São Paulo, o primeiro de uma série de shows punks dentro do evento batizado de Grito Suburbano, organizado pelos próprios artistas e bandas, na discoteca Stop. Dele participaram as bandas Lixomania, Anarkólatras, Olho Seco, Cólera e Mark.

- Em 24 de julho de 1982 Foi lançada a coletânea Grito Suburbano, um clássico do punk rock brasileiro que tem a participação das bandas Inocentes, Olho Seco e Cólera. Grito Suburbano traz 12 músicas que foram gravadas em apenas oito horas.









Nenhum comentário: