22 de março de 2010

Abobrinhas 1 - Wagner Love na favela

Até hoje vejo jornalistas falando a respeito da visita que Wagner Love fez a Rocinha. Tem jornalista que é mal intencionado e tem gente que adora ver ou fazer a desgraça de outros.
Wagner Love, assim como 99% dos jogadores de futebol no Brasil, veio da periferia, da favela. Nada mais normal do que a pessoa festejar conquistas com sua família de sangue ou não. Se o rico do Morumbi ganhou o torneio de golfe, ele vai ao Morumbi festejar com a família e amigos. Se o pobre da Rocinha ganhou um jogo de futebol importante, nada mais normal do que ele ir comemorar junto com sua família e amigos na favela. Aqui no caso a Rocinha.

Ao ir a uma favela qualquer pessoa pouco informada sabe que é preciso autorização dos donos do pedaço. Se você é uma pessoa querida da comunidade é claro que receberá a atenção que uma celebridade, da maneira da periferia. Todo imbecil sabe que nas favelas existem facções e cada uma se protege como pode. Wagner Love certamente ligou para avisar de sua visita e o pica grossa do pedaço deve ter falado pra ele: “vem tranqüilo porque a gente te protege”. Dessa forma Wagner Love foi protegido pelos mandantes daquela favela para que ninguém o seqüestre ou parta para a violência (caso, por exemplo, algum inimigo torcer para o time derrotado por Wagner Love).
Se Love foi recebido com proteção de armas ilegais, qual é sua culpa?

Acho uma inteira burrice querer culpar o Wagner Love por tudo o que foi mostrado nas imagens que vazaram.

Se há tráfico e armas ilegais no morro a culpa é de Wagner Love? É ele quem deve ir a polícia se explicar do acontecimento? Porque não colocam a culpa em quem é realmente culpado? Qual o problema de Love ser amigo de traficante? Ele nasceu nesse meio! Ele tem é méritos por não se envolver com tráfico e conseguir vencer na vida como jogador de futebol. O que Wagner Love pode fazer se a maioria de seus amigos não tem perspectiva de vida?

Culpado pelo que aconteceu é o governo federal, governo estadual e prefeitura. Como armas ilegais chegam aos morros? Como as drogas chegam aos morros?

Os jornalistas que fizeram alarde em cima das imagens de Wagner Love na Rocinha deveriam ir fazer uma entrevista com o prefeito do Rio, com o governador do Rio. Jornalista zona sul conhece sobre esse assunto por ter visto Cidade de Deus ou Tropa de Choque. Jornalista que faz alarde com isso é jornalista falido que não consegue achar uma boa pauta.

O que acontece quando um político sobe o morro? É igual, só que os “soldados do morro” não andam armados ao lado dele, mas ao redor dele.

O que falar então de acordos como os feitos para a realização do Pan ou para que o PCC deixe a população de SP em paz, ou para Michael Jackson gravar clipe no morro?

Nenhum comentário: