21 de dezembro de 2009

Hare Hare

Nesse último mês por causa de um trabalho me envolvi com o tema Hare Krishna. Ouvi muita contradição de quem se diz devoto. Pregam a não violência, porém uma figura respeitada diz que na Índia em algumas discussões de transito a polícia chega já batendo e resolve tudo ali dessa forma. A pessoa contou isso achando bom “assim ninguém precisar ir para delegacia, fazer BO e perder um tempão. Já resolve ali”. Acredito não ser certo um devoto de Krishna achar isso bom.
Outro não menos importante fala a toda hora que não é certo fazer bicho sofrer, que não é certo comer carne. Porém em um outro momento, contando uma espécie de lenda ou história antiga que falava de guerreiros, diz que eles podiam caçar e comer carne. Questionado por causa da caça e dos guerreiros carnívoros, o devoto só disse “eles podiam, eram guerreiros”.


Declarações e atitudes diversas também deixaram transparecer que existe um certo machismo em suas tradições, por mais que as mulheres não assumam ou concordem com tudo, há machismo. Homens acomodados sequer servem seus próprios pratos ou ajudam em tarefas domésticas (claro que não devem ser todos, mesmo assim...). Tomei susto também quando me disseram que não se pode comer na cozinha!?! Pra mim é quase como dizer que não se pode fazer xixi no banheiro.

Desculpe, respeito às crenças, mas há coisas absurdas que pedem questionamento, e quando questionadas, não são satisfatoriamente explicadas, ou explicadas de uma forma absolutamente abstrata.

Pessoas de um Templo disseram que não tinham muito contato com outras pessoas do dia a dia, apenas com colegas de Templo e outros devotos. Isso é péssimo para quem se diz espiritualmente elevado, até porque uma das formas de se elevar espiritualmente é ter uma vida social ativa, ter contato com outras pessoas, porque é assim que aprendemos, erramos e acertamos. É só convivendo perto do pecado que você saberá se é espiritualmente forte ou não. O que adianta um advogado estudar a vida inteira se nunca pisar em um tribunal? Como um devoto passa a vida inteira se dedicando a elevação espiritual se não a testa com ninguém?
Outra coisa que não entendo é esse negócio de horário para rezar – e isso existe também em outras religiões. Que eu saiba rezamos a todo instante, rezamos de coração. Rezo em qualquer lugar e a qualquer hora. Basta fazer de coração e com sentimentos sinceros. Para conversar com Deus não é preciso marcar hora.

Outras coisas me chamaram a atenção, mas não pude questionar. Falam de evolução espiritual através do bem e do desapego material, mas é sabido que não basta não fazer o mal, é preciso praticar o bem e isso os Hare não fazem. Nenhum deles faz qualquer ação beneficente, nenhuma, zero, nada.

Olha, pensei que fosse aprender alguma coisa, mas só fiquei mais confuso. Pra mim a impressão que ficou foi: quem come carne é inferior, e quem não come carne e segue Krishna é evoluído e não precisa dos que são inferiores. Que tudo gira em torno da alimentação.


Nenhum comentário: