11 de setembro de 2009

Reciclar é coisa de rico!

Me enche os pacuá essa coisa de reciclagem. Mundo globalizado, sustentabilidade e sei lá mais o quê. Concordo com um monte de coisas e tento ajudar da melhor maneira.
Por exemplo, não agüento ver gente lavando calçada. Aí eu paro converso, tento explicar... No meu prédio já dei um toque e agora gastasse muito menos água que tempos atrás, por causa da compra de um equipamento e do uso de balde.


Porém esse negócio de reciclar lixo é esquisito. Vou ilustrar: peguei um iogurte de pote. Depois que comi, passei água para limpá-lo (quanto de água gastei para limpá-lo?). Depois tenho que colocar o pote em um lixo separado, ou seja, vou usar mais saco de lixo ou sacolinhas de plástico, o que vai contra a idéia de sustentabilidade. Depois que eu encher este saco de lixo reciclável vou precisar levá-lo a um lugar que trabalhe com reciclagem, então pegarei meu carro e irei até lá. Só que aí, por causa do carro, eu emito um número de gás carbônico que não é legal para a cidade e o mundo.
Resumindo, para reciclar lixo precisarei gastar muita água, gastar dinheiro com sacos de lixo (que são caros), por conseqüência, acabo colocando mais plástico nas ruas; por causa do carro emito gases poluentes e gasto gasolina, óleo e pneu. Reciclando eu gasto mais meu dinheiro e prejudico ainda mais o planeta.

ONGs e governo fazem suas campanhas, mas não ajudam em nada. Em São Paulo mal tem cesto de lixo nas ruas, imagine então pedir para o governo que nos dê sacos especiais para reciclagem.


A mesma coisa serve para a idiotisse de se ter uma sacola para levar ao mercado. Já vi matérias em televisão, rádio, revistas e jornais, todo mundo dizendo para você ter a sua sacola ao invés de usar as sacolas de plástico dos mercados. Mas escuta, tenho família, esposa, filha... minha compra jamais caberia numa sacola de pano, talvez em umas 15 sacolas, mas desculpe, não vou gastar dinheiro comprando 15 sacolas de pano ou mais.

Já reciclei, ou melhor, tentei reciclar. Porém isso durou um mês. Como disse ajudo como posso e tenho plena consciência do que é preciso fazer. Mas esse povo alternativo que levanta essa bandeira precisa pensar nisso, assim como o governo...

Nenhum comentário: