14 de outubro de 2007

Ozzy Osbourne no Fúria Metal

A expectativa era grande. Era 1995 ou 1996, agora não me lembro bem, mas sei que se tratava da 1ª vez de Ozzy no Brasil após o show do Rock in Rio em 1985. Se não me engano era o Monsters of Rock que iria acontecer.

Apesar de o Fúria sempre ter sido tratado com desprezo pela direção da MTV Brasil, conseguíamos entrevistas maravilhosas. A do Ozzy foi uma delas.


A entrevista estava marcada para as 15h00. Gastão como sempre havia preparado uma excelente pauta – alias muitos músicos consagrados com suas turnês mundiais intermináveis sempre elogiavam as pautas de Moreira falando algo do tipo “já estou nessa turnê a mais de ano e essa foi a melhor entrevista que dei”.

Bom, a conversa entre Gastão e Ozzy aconteceria no estúdio B, onde era gravado o Fúria, mas ele estava sendo usado por algum programa e o cenário não poderia ser montado antes das 14h00, algo assim. Tudo bem, pois 1 hora era mais que suficiente para erguer cenário e afinar luz.

Estava eu lá na produção, em minha mesa, e era tipo 13h00 quando toca o telefone. Era o departamento de relações artísticas me avisando que Ozzy acabara de chegar. Entrei em pânico! Estava marcado para as 15h00, o que ele estava fazendo lá as 13h00???
Na mesma hora avisei Gastão, que já estava no andar do figurino e maquiagem. Corri para o estúdio B para saber como estavam as coisas por lá e fui atrás de Zé, o iluminador. A gravação no B estava já no fim – não lembro qual programa era. Perguntei ao Zé quanto tempo levaríamos para armar o cenário e fazer a luz. Resposta: não em menos de 1 hora. Meu Deus! Fazer o Ozzy esperar 1 hora sentado no sofazinho do departamento de Relações Artísticas seria uma ofensa! De modo algum faria isso! Liguei para o 9º andar, onde era a sala de reunião da MTV, na cobertura, bonita, coisa e tal. Pensei: farei lá, pois é tranqüilo. Nada feito, pois a sala estava sendo usada.

Procurei pelo cenógrafo que estava almoçando. Pânico! Uma hora para a luz ficar pronta e o cenógrafo havia saído para almoçar! Corri para o Estúdio A. Menor, era onde se gravava os programas de clipes com fundo chroma – aqueles em que só o VJ aparece com um fundo animado.


Subi a luz do A junto com o Zé e ela estava boa. Falei: se eu colocar dois banquinhos ali tudo bem, né? Sim, tudo bem, a luz está ótima. E o Zé me pergunta: e o cenário? Esse estúdio está uma bagunça... E realmente tinha objetos espalhados no chão, escada encostada na parede, panos dobrados em cima de uma mesinha, enfim, olhei para o Zé e disse: Vai ser aqui mesmo, dane-se o cenário. Não posso deixar o Ozzy tomando chá de cadeira, é uma falta de respeito com tamanha personalidade.

Desci onde Gastão estava e disse a ele que faríamos a entrevista no A, sem qualquer cenário. Ele não acreditou, mas confirmei e ele me olhou desconfiado: “Fazer a entrevista num estúdio bagunçado? Isso não é legal”. Disse a ele que não seria nada legal deixar Ozzy sentado no TAR por mais de uma hora. Ele me deu razão, mesmo que ainda estivesse indignado em fazer a entrevista no meio da bagunça. Disse a ele: numa entrevista com Ozzy, você ficaria observando o cenário??? Enfim, mesmo ele não querendo, consegui convencê-lo com meus argumentos. E realmente o que seria o cenário diante das palavras de Ozzy???
Coloquei os banquinhos no lugar, chamei o câmera, o operador de áudio, coloquei o Gastão lá, chamei o Ozzy e mandei ver.

A entrevista rolou linda, mas como Ozzy já estava afetado, o engraçado era que em algumas questões o Gastão fazia a pergunta e o ajudava a responder, pois sua memória era bem fraca.
E eu pergunto: você se lembra da entrevista do Ozzy ou do cenário em que ela foi feita?


2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal saber destes bastidores!
EU me lembro muito bem desta entrevista! Queria chorar e abraçar a minha TV. Realmente, neste dia o amado Madman ganhou uma área VIP no meu coração. Em suma, foi uma entrevista muito foda. Como todas que o Super Gastão fazia! Gostaria muito de assistir mais uma vez esta entrevista ...

Só uma confirmação. Esta entrevista foi em 1995 por causa do Philips Monsters of Rock que foi no dia 2 de setembro. MEU PRIMEIRO SHOW!

Salve Ozzy, Salve a MTV dos velhos tempos, Salve Gastão Moreira e todos os bastidores deste dia tão importante para o Rock no Brasil.

grande abraço!

Mábio

Paulo Marchetti disse...

Desculpe, mas só li o comentário agora. Pelo que eu lembre essa entrevista foi em 1995.
Valeu. abç.